SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MARIA - PARÁ
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEMANAL
TEMA: AS MINHAS FÁBULAS FAVORITAS
Escola: Antônio Verissimo de Amorim
Professora: Sirlandia Viana da Silva dos Santos
Turma: 1º ano “B”
Duração: 10 dias
Tema:
As
minhas fábulas favoritas
Disciplinas
e eixos norteadores;
Língua Portuguesa. Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de
texto escrito e Análise Linguística;
Matemática. Eixo: Números e Operações,;
Ciências. Eixo: Compreensão conceitual e procedimental da
Ciência;
História. Eixo: Sujeitos Históricos;
Geografia. Eixo: Lugar;
Arte: Eixo: Produção e reflexão;
Religião e NDH. Eixo: Respeito Mútuo e Diálogo.
Direitos
de aprendizagens/habilidades:
Língua
Portuguesa.
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
Reconhecer que as silabas variam quanto as suas
composições;
Conhecer e fazer uso de grafias de palavras com correspondências regulares;
RR, CU...
Ler e escrever palavras com diferentes estruturas
silábicas;
Identificar semelhanças sonoras entre sílabas e rimas;
Ler ajustando a pauta sonora ao escrito;
Localizar palavras em textos conhecidos;
Identificar o gênero textual;
Identificar a finalidade de um texto;
Produzir textos de gêneros familiares tendo a professora
como escriba.
Matemática.
Compreender
conceitos de unidade e dezena e as inúmeras situações de utilização da
sequencia numéricos tal como suas variadas funções;
Ciências. Identificar
o habitat dos animais presentes nas fábulas e suas distinções;
Geografia.
Conhecer o processo de transformação dos diferentes ambientes (hidrosfera,
atmosfera e litosfera);
História. Conhecer
a origem do gênero literário “fábulas”
Religião
e NDH. Reconhecer situações em que requer uma reflexão acerca
dos acontecimentos presentes nas fábulas estudadas;
Arte.
Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura;
Conteúdos:
Leitura;
Estratégias de leitura; antecipação, verificação e
inferência;
Procedimento de leitura: localizar informações explicita e
inferir informações, identificar o gênero e a finalidade de textos;
Estrutura das palavras;
Produção de frases;
Regularidades ortográfica: RR, CU....
Unidade e dezena
Adição e subtração
Escrita dos numerais;
Resolução de problemas, adição e subtração
Jogos;
Sequencia numérica
Tipos de ambientes (aquáticos, terrestres e aéreos);
Tempo de vida dos animais;
Respeito mútuo;
Desenho e pintura;
1º dia segunda - feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
livro didático, televisão, notebook, lápis borracha.
Duração:
3h30 minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
de leite: O que é que não é? Cesar Cardoso
Apresentação do livro e informar que nele contém uma
história. Ler o nome da autora e sua
biografia. Realização de questionamentos: o vocês estão vendo na capa do
livro? Qual o assunto da história deste
livro? Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vocês acham que
contem na história que vou ler?
Atividade
lúdica motivacional oral.
Apresentar o vídeo da fábula
“Coelhinhos engraçadinhos” questionar com os alunos o tipo de gênero que está
sendo apresentado e que será o tema da sequencia que será trabalhada durante
duas semanas.
Citar as características do gênero: Narrativa alegórica em prosa ou
verso; Comportamento antropomórfico (de forma semelhante ao homem) dos animais;
Apresentação dos aspectos, virtudes, qualidades e defeitos do caráter do homem,
através do comportamento dos animais; Temática bastante variada como, por
exemplo, a vitória da inteligência sobre a força, a derrota dos orgulhosos
etc.; Por ser um gênero transmitido oralmente, existem várias versões de uma
mesma história; Personagens tipo: As personagens da fábula são denominadas
“personagens tipo”, pois representam o comportamento de um conjunto de pessoas
e não de forma individualizada. Alguns exemplos são a cigarra (representa os
irresponsáveis) e a formiga (representando o grupo dos trabalhadores);
Apresentação de uma lição moral no final da história.
Formar uma grande roda de conversa sobre o tema e
ressaltar a importância dessa narrativa e que será muito divertido trabalhar
essa sequencia didática durante essas duas semanas.
Atividade
de leitura.
Distribuir a copia xerocopiado
da fábula “o burro e a pele do leão”, para que acompanhe a leitura apontada.
Após a leitura da fábula, o professor fará as seguintes indagações:
2º e 3º ano; circular todas
as palavras que contem o R.
Que animais aparecem no
texto? Quem resolveu ser leão e por quê? O que o leão usou? Que tipo de texto é
este? Para que serve? Podemos enganar as pessoas? E será que conseguimos?
Em seguida solicitar que identifiquem as
palavras (BURRO, LEÃO, URRO, DONO). Andar pela sala verificando se os alunos
não alfabéticos estão conseguindo encontrar as palavras. Solicitar que os
alunos ditem as palavras para a professora escrever na lousa e realizar a
analise coletiva, oral e depois por escrito quanto ao número de sílabas e letras.
Nesta atividade as
intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira
letra? Estas perguntas persistem até a formação de toda a lista de palavras. Em
seguida formar palavras que rimam com as palavras BURRO destacando sempre o som
do RR na leitura das palavras.
Atividade
Extra: retomar a leitura da fabula e pedir que ilustrem e façam
a pintura da mesma no espaço abaixo.
2º
momento: após o recreio
Atividade
de relaxamento.
Brincadeira do telefone sem fio.
Atividade
de Matemática:
Criar juntamente com a turma
situações problemas como, por exemplo:
1º ano:Na lagoa havia 5
patinhos, mas 3 sumiram. Quantos patinhos restaram?
No jardim da minha casa
havia 12 borboletas, mas meu cachorro latiu e 3 foram embora. Quantas
Borboletas restaram?
2º ano; elaborar problemas
de adição e multiplicação usando os animais da fábula;
3º ano;
Realizar os questionamentos
sobre as situações problemas levantados deixe os alunos explicarem como
chegaram a um resultado. A professora deve sempre fazer as intervenções
necessárias.
Atividade
extra: Formar palavras com o alfabeto móvel.
Atividade
de casa: 1º ano; Atividade xerocopiada contendo situações
problemas ilustrada para responderem.
2º ano; LD de Matemática página 206.
3º ano:
Explicar a atividade de forma que os alunos consigam
realizar até sozinhos.
2º dia terça – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Livro para leitura, figuras de dois animais, LD de língua Portuguesa.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “O rei bigodeira e sua banheira”
Escrever o título na lousa e solicitar que leiam. O que
vai acontecer nesta história? Registrar
as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da
leitura.
Iniciar a leitura da história “O rei bigodeira e sua
banheira” ler uma parte da história e parar em: - socorro! Socorro! – gritou o
Pagem, quando o sol se levantou. Perguntar o que aconteceu? Registrar as falas
dos alunos na lousa.
Prosseguir com a leitura até o final.
Retomar os registros feitos na lousa para verificação das
hipóteses dos alunos.
Atividade
lúdica motivacional oral. Mímica imitando animais.
Atividade
de escrita e leitura.
Exploração das figuras antes da produção: ( características).
Criar
uma fábula oralmente a partir de uma ilustração, nesse momento a professora
será a escriba que ao passo em que os alunos ditem serão feitos os registros na
lousa. Após a escrita da fabula será feita a leitura coletiva. 2º ano e 3º ano
copiar o texto no caderno seguindo a estrutura correta.
2º
momento. Após o recreio
Atividade
de relaxamento: morto vivo
2º
ano: Atividade de ortografia ld de língua Portuguesa p[aginas 154 e 155.
3º
ano;
Atividade
extra: 1º ano: Conhecer
mais números LD matemática pagina 114.
Para
casa: 1º ano; LD matemática pagina 15.
2º ano LD de Língua Portuguesa páginas 156 e 157.
3º ano;
3º dia quarta – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Alunos: individual
e em dupla.
Materiais:
livro
de história infantil, lápis, borracha, caderno, televisão.
Duração:
3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: A menina arco-íris
Informar
que vai fazer a leitura do livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que
leiam. O que vai acontecer nesta história?
Iniciar a leitura da história ”a menina arco-íris” ler uma parte da
história fazendo suspense e se atentando as estratégias de antecipação e
verificação? Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade
lúdica motivacional oral.
Fazer leitura de
trava-línguas sobre animais para sistematizar os conhecimentos adquiridos pela
turma sobre um determinado assunto.
2º ano LD de Língua
Portuguesa página123.
3º ano:
Atividade
de escrita e leitura
Distribuir o texto xerocopiado “A lebre e a tartaruga”
para uma 1º leitura coletiva, 2º e 3º ano individual do texto, identificando
algumas palavras: . Em seguida fazer
análise e síntese da palavra tartaruga em sílabas. Silaba. Formação de palavras
e frases com as sílabas.
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Assistir o vídeo da fábula “a lebre e a tartaruga”, para
reflexão sobre o moral da história.
Atividade extra:
1º ano Jogo
da página 112 do LP de Matemática.
Para
casa:
1º ano LD Matemática pagina 116.
2º e 3º ano caça-palavra com nomes de animais.
4º dia quinta – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração:3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “Dezenove poemas desengonçados”
Informar que vai iniciar a
leitura de um poema contido no livro dezenove poemas desengonçados. Escrever o
titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Iniciar
a leitura do poema “Estão batendo na porta” ler a história dando ênfase às
estratégias de antecipação e verificação e inferência. Já ouviram uma história
parecida com esta? Qual?
Atividade
lúdica motivacional oral:
Show de calouros. Cada aluno
vai escolher uma música da sua preferencia para cantar e os demais vão
acompanhar a musica.
Atividade
de leitura
Entregar uma cópia xerocopiada do texto e em
seguida realizar uma leitura coletiva e apontada do texto da fábula “o leão apaixonado”.
Pedir aos alunos que circulem as palavras (LENHADOR,
APAIXONADO, CASAMENTO)
Conversar com os alunos
sobre as características dos animais e como o homem tem transformado seu
habitat natural. Entregar livros para
que recortem figuras de animais que possuem as mesmas características do animal
presente na fábula. (Para esta atividade, providenciar com antecedência, livros
e revistas, para recortes).
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Ouvir músicas infantis de olhos fechados.
Atividade
de escrita
Realização
da análise e síntese da palavra: Apaixonado.
Desmembramento
da palavra em sílabas na lousa, contagem, e formação de outras palavras com as
sílabas, incluindo outras já estudadas:
APAIXONADO
O - E - A -
U - I
PO - PE- PA
– PU - PI
XO - XE - XU
- XI - XA
NO – NI – NE
– NU - NA
DO –DI – DE
– DU - DA
Realizar um ditado de quatro palavras que tenham sílabas
com as grafias: NE, XA, PU, DO, que tenha relação com a história. Ou cenas da
história para os alunos escrever palavras.
Em seguida realizar a revisão coletiva das palavras na
lousa chamando atenção dos alunos para a escrita das palavras.
Depois da revisão, contar as letras de cada palavra.
Para
casa:
Cruzadinha
5º dia sexta – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno
individual e em equipe.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras
recortadas, LD de Língua Portuguesa lousa e pincel.
Duração:3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “A vaca e o boi” Ricardo Azevedo livro: os dezenove
poemas desengonçados
Informar que vai iniciar a
leitura de um novo poema. O que vai acontecer neste poema? Vocês conhecem uma
história que o titulo se parece com esta? Iniciar a leitura do poema sem dizer
que o gênero que esta sendo lido afim de que as crianças possam identifica –
lo. Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade
lúdica motivacional oral:
Os participantes ficam
sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma
carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que
estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao
lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira.
A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto,
de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira
prossegue com a mudança do carteiro.
Atividade
de escrita e leitura:
A professora deverá entregar
aos alunos um auto ditado para responderem enquanto os alunos vão escrevendo o nome
dos animais a professora passeia pela sala tirando as duvidas e questionando
sempre como quais letras usar em cada palavra.
Após todos terem realizado
sua atividade a professora faz uma correção coletiva para sanar quaisquer
duvidas existentes quanto à escrita das palavras deverá usar a lousa para
listar o nome dos animais contidos no auto ditado.
Atividade
extra:
Caça palavras
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Leitura
de imagem. Pedir que os alunos reproduzam com a mesma
riqueza de detalhes imagens que representam a fábula a formiga e a cigarra.
Para
casa:
Pesquisar quais os animais possuem em sua casa.
6º dia segunda – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno
individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas,
ficha com as palavras, letras recortadas, LD de Matemática, lousa e pincel.
Duração:
3h30 minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “A casa das dez furunfunfelhas” de Lenice Gomes
Informar que vai iniciara
leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam.
Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta? Iniciar a leitura
do livro. Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade
lúdica motivacional oral:
Dobradura de animais
Atividade
de escrita e leitura:
A
professora inicia aula com a leitura da fábula o rato do campo e o rato da
cidade. Em seguida pedir que os alunos falem as características do rato da
cidade e do rato do campo a professora
registra na lousa as falas dos alunos, apossa construção da lista será feita a
analise quando a quantidade de letras silaba inicial e final.
Atividade
extra:
Cruzadinha de animais
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Ilustrar os personagens da história em seus respectivos
ambientes.
Para
casa:
LD matemática pagina 125 – qual é o número?
7º dia terça – feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma
de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, letras recortadas, LD de Língua
portuguesa lousa e pincel.
Duração:
3h30
minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: Mito “os meninos que viraram estrelas” LD Português 1º
ano pag.180
Informar que vai iniciara
leitura de um mito. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai
acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece
com esta?.
Atividade
lúdica motivacional oral:
Música do CD da Galinha pintadinha “meu pintinho
amarelinho”
Atividade
de escrita:
Responder as situações problemas proposto no livro de
matemática pagina 120 e 121.
Atividade
extra:
Jogo quem ganha cem primeiro.
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Reconto da historia lida.
Atividade
de leitura:
Retomar a fabula o rato do campo e o rato da cidade e
fazer analise da palavra rato.
Rato
A- O – I – E – U
RA- RO – RI – RE – RU
TA –TO – TI – TE – TU
Realizar um ditado de quatro
palavras que tenham sílabas com as grafias: RA, TE, RU, TE, que tenha relação
com a história. Ou cenas da história para os alunos escrever palavras.
Em seguida realizar a
revisão coletiva das palavras na lousa chamando atenção dos alunos para a
escrita das palavras. Depois da revisão, contar as letras de cada palavra.
Para
casa:
Atividade xerocopiada sobre a formação das palavras.
8º dia quarta – feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma
de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, letras recortadas, LD de Língua Portuguesa
lousa e pincel.
Duração:
3h30
minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “história de Jonas e o grande peixe” minha bíblia por
Betty Fletcher
Informar que vai iniciara
leitura de um novo livro. O que vai
acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece
com esta? Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade
lúdica motivacional oral:
Dinâmica cada letra uma
palavra o professor coloca o alfabeto móvel em uma caixa e cada aluno pega uma
letra, o mesmo terá que falar uma palavra que começa com a letra escolhida.
Atividade
de escrita e leitura:
A professora escreve no
quadro a palavra fábula e lista algumas palavras que rimam com a mesma, o aluno
dita e a professora escreve, fazendo as intervenções quanto o numero de
sílabas, letra inicial, fina, som inicial e som final. Questionando, o que é
uma fábula? Quais suas características?
Em seguida será produzida
uma lista com o titulo das fábulas estudadas ate o momento. Após a escrita
desses títulos serão feitas as intervenções quanto ao numero de palavras e a
estrutura de uma frase. Em seguida os alunos copiarão da lousa as palavras.
Atividade
extra:
2º
momento:
Atividade
de relaxamento:
Ilustração da fábula que mais gostaram.
Para
casa:
Atividade xerocopiada sobre a separação silábica e o
numero de sílabas.
9º dia quinta – feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma
de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais:
Livro
para leitura, atividades xerocopiadas, livro didático, jogos.
Duração:
3h30
minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: Parlenda “hoje
é domingo” da tradição popular
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro.
Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta
história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?
Atividade
lúdica motivacional oral:
Cauda do Dragão
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana
com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante
da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da
fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão"
passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que
tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar
que isso aconteça.
Atividade
de escrita e leitura
ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS
ESCRITAS:
Distribuir figuras
relacionadas às fábulas para alguns alunos e para outros as palavras, Solicitar
que um aluno que esteja com a figura venha à frente, fazendo a leitura da
imagem. Pedir que os alunos identifiquem de qual fabula e esse personagem.
Ao passo que alguns terão em mãos o nome dos personagens.
Atividade
extra:
Jogo da memória, associar o nome ao desenho.
2º
momento:
Elaborar uma atividade de Língua Portuguesa contendo os
conteúdos estudados
Para
casa:
Atividade xerocopiada de ordenação das palavras.
10º dia sexta – feira
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual
e em equipe.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, livro didático, jogos.
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º
momento:
Leitura
deleite: “O cego que chamava Bartimeu” minha biblinha por Betty
Fletcher
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro.
Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta
história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?
Atividade
lúdica motivacional oral:
Entrevista: a professora pergunta aos alunos seu nome, o
que faz eles mais gostaram no trabalho com as fábulas, dando inicio a uma roda
de conversa.
Atividade
de leitura e escrita
Escrita
de um bilhete para os autores das fábulas. Deverá ser de forma coletiva os
alunos ditam e a professora escreve, sempre fazendo as intervenções e
ressaltando que o bilhete também e um gênero que pode ser trabalhado em todas
as ocasiões, e explorando sua estrutura.
Atividade
extra:
Bingo dos sons iniciais
2º
momento:
Elaborar uma atividade de Matemática contendo os
conteúdos estudados
Para
casa:
Atividade xerocopiada de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário