domingo, 25 de outubro de 2015

SEQUENCIA DIDÁTICA:AS MINHAS FÁBULAS FAVORITAS



 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MARIA - PARÁ
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

                        

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEMANAL                        

TEMA: AS MINHAS FÁBULAS FAVORITAS

Escola: Antônio Verissimo de Amorim
Professora: Sirlandia Viana da Silva dos Santos
Turma: 1º ano “B”
Duração: 10 dias
Tema: As minhas fábulas favoritas
Disciplinas e eixos norteadores;
Língua Portuguesa. Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito e Análise Linguística;
Matemática. Eixo: Números e Operações,;
Ciências. Eixo: Compreensão conceitual e procedimental da Ciência;
História. Eixo: Sujeitos Históricos;
Geografia. Eixo: Lugar;
Arte: Eixo: Produção e reflexão;
Religião e NDH. Eixo: Respeito Mútuo e Diálogo.
Direitos de aprendizagens/habilidades:
Língua Portuguesa.
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
Reconhecer que as silabas variam quanto as suas composições;
Conhecer e fazer uso de grafias  de palavras com correspondências regulares; RR, CU...
Ler e escrever palavras com diferentes estruturas silábicas;
Identificar semelhanças sonoras entre sílabas e rimas;
Ler ajustando a pauta sonora ao escrito;
Localizar palavras em textos conhecidos;
Identificar o gênero textual;
Identificar a finalidade de um texto;
Produzir textos de gêneros familiares tendo a professora como escriba.
Matemática. Compreender conceitos de unidade e dezena e as inúmeras situações de utilização da sequencia numéricos tal como suas variadas funções;
Ciências. Identificar o habitat dos animais presentes nas fábulas e suas distinções;
Geografia. Conhecer o processo de transformação dos diferentes ambientes (hidrosfera, atmosfera e litosfera);
História. Conhecer a origem do gênero literário “fábulas”
Religião e NDH. Reconhecer situações em que requer uma reflexão acerca dos acontecimentos presentes nas fábulas estudadas;
Arte. Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura;
Conteúdos:
Leitura;
Estratégias de leitura; antecipação, verificação e inferência;
Procedimento de leitura: localizar informações explicita e inferir informações, identificar o gênero e a finalidade de textos;
Estrutura das palavras;
Produção de frases;
Regularidades ortográfica: RR, CU....
Unidade e dezena
Adição e subtração
Escrita dos numerais;
Resolução de problemas, adição e subtração
Jogos;
Sequencia numérica
Tipos de ambientes (aquáticos, terrestres e aéreos);
Tempo de vida dos animais;
Respeito mútuo;
Desenho e pintura;

1º dia segunda - feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: livro didático, televisão, notebook, lápis borracha.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura de leite: O que é que não é? Cesar Cardoso
Apresentação do livro e informar que nele contém uma história.  Ler o nome da autora e sua biografia. Realização de questionamentos: o vocês estão vendo na capa do livro?  Qual o assunto da história deste livro? Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vocês acham que contem na história que vou ler?
Atividade lúdica motivacional oral.
Apresentar o vídeo da fábula “Coelhinhos engraçadinhos” questionar com os alunos o tipo de gênero que está sendo apresentado e que será o tema da sequencia que será trabalhada durante duas semanas.
Citar as características do gênero: Narrativa alegórica em prosa ou verso; Comportamento antropomórfico (de forma semelhante ao homem) dos animais; Apresentação dos aspectos, virtudes, qualidades e defeitos do caráter do homem, através do comportamento dos animais; Temática bastante variada como, por exemplo, a vitória da inteligência sobre a força, a derrota dos orgulhosos etc.; Por ser um gênero transmitido oralmente, existem várias versões de uma mesma história; Personagens tipo: As personagens da fábula são denominadas “personagens tipo”, pois representam o comportamento de um conjunto de pessoas e não de forma individualizada. Alguns exemplos são a cigarra (representa os irresponsáveis) e a formiga (representando o grupo dos trabalhadores); Apresentação de uma lição moral no final da história.
Formar uma grande roda de conversa sobre o tema e ressaltar a importância dessa narrativa e que será muito divertido trabalhar essa sequencia didática durante essas duas semanas.
Atividade de leitura.
Distribuir a copia xerocopiado da fábula “o burro e a pele do leão”, para que acompanhe a leitura apontada. Após a leitura da fábula, o professor fará as seguintes indagações:
2º e 3º ano; circular todas as palavras que contem o R.
Que animais aparecem no texto? Quem resolveu ser leão e por quê? O que o leão usou? Que tipo de texto é este? Para que serve? Podemos enganar as pessoas? E será que conseguimos?
 Em seguida solicitar que identifiquem as palavras (BURRO, LEÃO, URRO, DONO). Andar pela sala verificando se os alunos não alfabéticos estão conseguindo encontrar as palavras. Solicitar que os alunos ditem as palavras para a professora escrever na lousa e realizar a analise coletiva, oral e depois por escrito quanto ao número de sílabas e letras.
Nesta atividade as intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra? Estas perguntas persistem até a formação de toda a lista de palavras. Em seguida formar palavras que rimam com as palavras BURRO destacando sempre o som do RR na leitura das palavras.
Atividade Extra: retomar a leitura da fabula e pedir que ilustrem e façam a pintura da mesma no espaço abaixo.
2º momento: após o recreio
Atividade de relaxamento.
Brincadeira do telefone sem fio.
Atividade de Matemática:
Criar juntamente com a turma situações problemas como, por exemplo:
1º ano:Na lagoa havia 5 patinhos, mas 3 sumiram. Quantos patinhos restaram?
No jardim da minha casa havia 12 borboletas, mas meu cachorro latiu e 3 foram embora. Quantas Borboletas restaram?
2º ano; elaborar problemas de adição e multiplicação usando os animais da fábula;
3º ano;
Realizar os questionamentos sobre as situações problemas levantados deixe os alunos explicarem como chegaram a um resultado. A professora deve sempre fazer as intervenções necessárias.
Atividade extra: Formar palavras com o alfabeto móvel.
Atividade de casa: 1º ano; Atividade xerocopiada contendo situações problemas ilustrada para responderem.
2º ano; LD de Matemática página 206.
3º ano:
Explicar a atividade de forma que os alunos consigam realizar até sozinhos.

2º dia terça – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: Livro para leitura, figuras de dois animais, LD de língua Portuguesa.
 Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “O rei bigodeira e sua banheira”
Escrever o título na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história?  Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura.
Iniciar a leitura da história “O rei bigodeira e sua banheira” ler uma parte da história e parar em: - socorro! Socorro! – gritou o Pagem, quando o sol se levantou. Perguntar o que aconteceu? Registrar as falas dos alunos na lousa.
Prosseguir com a leitura até o final.
Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos.
Atividade lúdica motivacional oral. Mímica imitando animais.
Atividade de escrita e leitura.
Exploração das figuras antes da produção: ( características).
Criar uma fábula oralmente a partir de uma ilustração, nesse momento a professora será a escriba que ao passo em que os alunos ditem serão feitos os registros na lousa. Após a escrita da fabula será feita a leitura coletiva. 2º ano e 3º ano copiar o texto no caderno seguindo a estrutura correta.
2º momento. Após o recreio
Atividade de relaxamento: morto vivo
2º ano: Atividade de ortografia ld de língua Portuguesa  p[aginas 154 e 155.
3º ano;
Atividade extra:  1º ano: Conhecer mais números LD matemática pagina 114.
Para casa: 1º ano; LD matemática pagina 15.
2º ano LD de Língua Portuguesa páginas 156 e 157.
3º ano;

3º dia quarta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Alunos: individual e em dupla.
Materiais: livro de história infantil, lápis, borracha, caderno, televisão.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: A menina arco-íris
Informar que vai fazer a leitura do livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história?  Iniciar a leitura da história ”a menina arco-íris” ler uma parte da história fazendo suspense e se atentando as estratégias de antecipação e verificação? Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade lúdica motivacional oral.
Fazer leitura de trava-línguas sobre animais para sistematizar os conhecimentos adquiridos pela turma sobre um determinado assunto.
2º ano LD de Língua Portuguesa página123.
3º ano:
Atividade de escrita e leitura
Distribuir o texto xerocopiado “A lebre e a tartaruga” para uma 1º leitura coletiva, 2º e 3º ano individual do texto, identificando algumas  palavras: . Em seguida fazer análise e síntese da palavra tartaruga em sílabas. Silaba. Formação de palavras e frases com as sílabas.
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Assistir o vídeo da fábula “a lebre e a tartaruga”, para reflexão sobre o moral da história.
Atividade extra:

1º ano  Jogo da página 112 do LP de Matemática.
                         
Para casa:
1º ano LD Matemática pagina 116.
2º e 3º ano caça-palavra com nomes de animais.

4º dia quinta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração:3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “Dezenove poemas desengonçados”
Informar que vai iniciar a leitura de um poema contido no livro dezenove poemas desengonçados. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Iniciar a leitura do poema “Estão batendo na porta” ler a história dando ênfase às estratégias de antecipação e verificação e inferência. Já ouviram uma história parecida com esta? Qual? 
Atividade lúdica motivacional oral:
Show de calouros. Cada aluno vai escolher uma música da sua preferencia para cantar e os demais vão acompanhar a musica.
Atividade de leitura
Entregar uma cópia xerocopiada do texto e em seguida realizar uma leitura coletiva e apontada do texto da fábula “o leão apaixonado”.
Pedir aos alunos que circulem as palavras (LENHADOR, APAIXONADO, CASAMENTO)
Conversar com os alunos sobre as características dos animais e como o homem tem transformado seu habitat natural.  Entregar livros para que recortem figuras de animais que possuem as mesmas características do animal presente na fábula. (Para esta atividade, providenciar com antecedência, livros e revistas, para recortes).
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Ouvir músicas infantis de olhos fechados.
Atividade de escrita
Realização da análise e síntese da palavra: Apaixonado. 
Desmembramento da palavra em sílabas na lousa, contagem, e formação de outras palavras com as sílabas, incluindo outras já estudadas:
     APAIXONADO                                                                                
O - E - A - U - I
PO - PE- PA – PU - PI
XO - XE - XU - XI - XA
NO – NI – NE – NU - NA
DO –DI – DE – DU - DA
Realizar um ditado de quatro palavras que tenham sílabas com as grafias: NE, XA, PU, DO, que tenha relação com a história. Ou cenas da história para os alunos escrever palavras.
Em seguida realizar a revisão coletiva das palavras na lousa chamando atenção dos alunos para a escrita das palavras.
Depois da revisão, contar as letras de cada palavra.
Para casa:
Cruzadinha

5º dia sexta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras recortadas, LD de Língua Portuguesa lousa e pincel.
Duração:3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “A vaca e o boi” Ricardo Azevedo livro: os dezenove poemas desengonçados
Informar que vai iniciar a leitura de um novo poema. O que vai acontecer neste poema? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta? Iniciar a leitura do poema sem dizer que o gênero que esta sendo lido afim de que as crianças possam identifica – lo. Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade lúdica motivacional oral:
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.
Atividade de escrita e leitura:
A professora deverá entregar aos alunos um auto ditado para responderem enquanto os alunos vão escrevendo o nome dos animais a professora passeia pela sala tirando as duvidas e questionando sempre como quais letras usar em cada palavra.
Após todos terem realizado sua atividade a professora faz uma correção coletiva para sanar quaisquer duvidas existentes quanto à escrita das palavras deverá usar a lousa para listar o nome dos animais contidos no auto ditado.
Atividade extra:
Caça palavras
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Leitura de imagem. Pedir que os alunos reproduzam com a mesma riqueza de detalhes imagens que representam a fábula a formiga e a cigarra.
Para casa:
Pesquisar quais os animais possuem em sua casa.

6º dia segunda – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras recortadas, LD de Matemática, lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “A casa das dez furunfunfelhas” de Lenice Gomes
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta? Iniciar a leitura do livro. Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade lúdica motivacional oral:
Dobradura de animais
Atividade de escrita e leitura:
A professora inicia aula com a leitura da fábula o rato do campo e o rato da cidade. Em seguida pedir que os alunos falem as características do rato da cidade e do rato do campo a professora registra na lousa as falas dos alunos, apossa construção da lista será feita a analise quando a quantidade de letras silaba inicial e final.
Atividade extra:
Cruzadinha de animais
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Ilustrar os personagens da história em seus respectivos ambientes.
Para casa:
LD matemática pagina 125 – qual é o número?

7º dia terça – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, letras recortadas, LD de Língua portuguesa lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: Mito “os meninos que viraram estrelas” LD Português 1º ano pag.180
Informar que vai iniciara leitura de um mito. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?.
Atividade lúdica motivacional oral:
Música do CD da Galinha pintadinha “meu pintinho amarelinho”
Atividade de escrita:
Responder as situações problemas proposto no livro de matemática pagina 120 e 121.
Atividade extra:
Jogo quem ganha cem primeiro.
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Reconto da historia lida. 
Atividade de leitura:
Retomar a fabula o rato do campo e o rato da cidade e fazer analise da palavra rato.
Rato
A- O – I – E – U
RA- RO – RI – RE – RU
TA –TO – TI – TE – TU
Realizar um ditado de quatro palavras que tenham sílabas com as grafias: RA, TE, RU, TE, que tenha relação com a história. Ou cenas da história para os alunos escrever palavras.
Em seguida realizar a revisão coletiva das palavras na lousa chamando atenção dos alunos para a escrita das palavras. Depois da revisão, contar as letras de cada palavra.
Para casa:
Atividade xerocopiada sobre a formação das palavras.

8º dia quarta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, letras recortadas, LD de Língua Portuguesa lousa e pincel.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “história de Jonas e o grande peixe” minha bíblia por Betty Fletcher
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro.  O que vai acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta? Prosseguir com a leitura até o final.
Atividade lúdica motivacional oral:
Dinâmica cada letra uma palavra o professor coloca o alfabeto móvel em uma caixa e cada aluno pega uma letra, o mesmo terá que falar uma palavra que começa com a letra escolhida.
Atividade de escrita e leitura:
 A professora escreve no quadro a palavra fábula e lista algumas palavras que rimam com a mesma, o aluno dita e a professora escreve, fazendo as intervenções quanto o numero de sílabas, letra inicial, fina, som inicial e som final. Questionando, o que é uma fábula? Quais suas características?
Em seguida será produzida uma lista com o titulo das fábulas estudadas ate o momento. Após a escrita desses títulos serão feitas as intervenções quanto ao numero de palavras e a estrutura de uma frase. Em seguida os alunos copiarão da lousa as palavras.
Atividade extra:
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Ilustração da fábula que mais gostaram.
Para casa:
Atividade xerocopiada sobre a separação silábica e o numero de sílabas.

9º dia quinta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, livro didático, jogos.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: Parlenda “hoje é domingo” da tradição popular
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?
Atividade lúdica motivacional oral:
Cauda do Dragão
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça.
Atividade de escrita e leitura
ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS:
Distribuir figuras relacionadas às fábulas para alguns alunos e para outros as palavras, Solicitar que um aluno que esteja com a figura venha à frente, fazendo a leitura da imagem. Pedir que os alunos identifiquem de qual fabula e esse personagem.
Ao passo que alguns terão em mãos o nome dos personagens.
Atividade extra:
Jogo da memória, associar o nome ao desenho.
2º momento:
Elaborar uma atividade de Língua Portuguesa contendo os conteúdos estudados
Para casa:
Atividade xerocopiada de ordenação das palavras.

10º dia sexta – feira


Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual e em equipe.
Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, livro didático, jogos.
Duração: 3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: “O cego que chamava Bartimeu” minha biblinha por Betty Fletcher
Informar que vai iniciara leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?
Atividade lúdica motivacional oral:
Entrevista: a professora pergunta aos alunos seu nome, o que faz eles mais gostaram no trabalho com as fábulas, dando inicio a uma roda de conversa.
Atividade de leitura e escrita
Escrita de um bilhete para os autores das fábulas. Deverá ser de forma coletiva os alunos ditam e a professora escreve, sempre fazendo as intervenções e ressaltando que o bilhete também e um gênero que pode ser trabalhado em todas as ocasiões, e explorando sua estrutura.
Atividade extra:
Bingo dos sons iniciais
2º momento:
Elaborar uma atividade de Matemática contendo os conteúdos estudados
Para casa:
Atividade xerocopiada de matemática.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário